A Iagro recebeu, nesta quinta (17) e sexta-feira (18) em Campo Grande – MS, os representantes das Agências de Defesas Agropecuárias e do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (FONESA) do país em uma reunião, com o tema “A Importância para a Defesa Sanitária Animal, situação atual, integração de diferentes bases oficiais, perspectivas e novas tecnologias”. O encontro ocorreu no auditório do Sistema Famasul.
Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Geraldo Marcos, reunir os representantes das agência de defesa de todos os estados do país, apesar do desafio, é de extrema importância para a criação de um ambiente de troca de experiências e tecnologias e o objetivo é que os estados possam conhecer mais de perto a realidade de cada um a fim de criar soluções para os desafios enfrentados.
Para o diretor presidente da Iagro, Daniel Ingold, a riqueza desse encontro está no compartilhamento de ideias e debates sobre assuntos que são de interesse comum a todas as agências de defesa dos Estados da Federação. Também reiterou a importância do cadastro agropecuário na defesa e de sua integração com as mais diversas bases de dados.
Na programação estão sendo debatidos temas como: novas tecnologias utilizadas no cadastro e fiscalização do trânsito animal e vigilância por quadrante e uso do Cadastro Ambiental Rural – CAR na defesa sanitária animal; uso da plataforma de defesa sanitária animal no Programa de Sanidade Avícola; rastreabilidade animal; situação atual da plataforma de gestão agropecuária, entre outros.