Publicado em 14 abr 2023 • por Iza Olmos Rodrigues de Lima •
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação (Semadesc) Jaime Verruck participou ontem da abertura da 83ª Expogrande, maior feira agropecuária do Estado. Ladeado pela senadora Tereza Cristina, o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, e o governador Eduardo Riedel, o secretário recebeu agradecimentos pelo trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria e suas vinculadas, em prol do agronegócio do Mato Grosso do Sul. Participaram da abertura ainda o secretário-adjunto da Semadesc, Ademar Silva Jr; o secretário-executivo, Rogério Beretta, o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold e o diretor-presidente do Imasul, André Borges.
Com expectativa de movimentar R$ 150 milhões em dez dias de evento somente em leilões, a feira volta repaginada e relembrando os velhos tempos da exposição que já foi uma das maiores do Brasil. A expectativa é de receber 100 mil visitantes na feira.
Na abertura, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, destacou o perfil internacional da feira neste ano. “Queremos ser o o centro do coração da América do Sul com a Rota Bioceânica”, citou lembrando que são esperadas delegações de países vizinhos para negócios e networking.
Bumlai citou a importância da parceria do Governo do Estado, por meio da Semadesc e Iagro na vigilância sanitária e no alto nível da pecuária estadual. “Seja na retirada da vacina antiaftosa, fruto do alinhamento com a Semadesc e Iagro, na atuação na questão do embargo chinês e na prevenção da gripe aviária. Tudo isso é um trabalho robusto do sistema de vigilância da Iagro”, citou.
A pecuária Carbono Neutro também foi lembrada por Bumlai, que ressaltou que o Estado caminha para uma produção cada vez mais tecnificada e e sustentável. “Estamos caminhando para a pegada Carbono Neutro, a diversidade na economia e a Roa Bioceânica temos possibilidade de crescimento ainda maiores”, enfatizou.
A senadora Tereza Cristina também falou sobre a alegria de ver novamente a Expogrande com a força tradicional. “A força da agropecuária do MS e a retomada desta feira vão ajudar com que Campo Grande volte a ser a capital da pecuária nacional”, destacou valorizando as medidas tomadas pelo Governo do Estado.
O Governador, juntamente, com presidente da Acrissul, Iagro e o secretário jaime Verruck visitou o estande do Governo do Estado na Expogrande.
Bastante aplaudido, o governador Eduardo Riedel reforçou que a volta da feira ao parque é motivo de muita celebração. “A Expogrande é uma vitrine da nossa atividade agropecuária, em todas as cadeias produtivas. É muito bom ver a exposição de novo a todo vapor”, acrescentou.
O Governo do Estado estará presente diretamente na feira com um estande. Nos dias de evento, o governador Eduardo Riedel, secretários estaduais e os dirigentes de fundações e autarquias receberão produtores rurais, entidades representativas, empresários e cidadãos no gabinete do Governo. A ideia é que o Gabinete Itinerante seja utilizado pelas autoridades para cumprirem expediente de trabalho fora do Parque dos Poderes.
No estande ainda e possível conferir os trabalhos da Iagro, Inmetro, exposição e vendas de artesanato, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Para as crianças estão previstas atividades organizadas pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A ideia é aproximar ainda mais o Governo do Estado com da sociedade, no atendimento de demandas, em especial do agronegócio. A parceria é realizada desde a edição da feira de 2016.
No domingo (23/04), que será o último dia do evento agropecuária, os portões estarão abertos. Neste dia, os shows serão com a dupla sertaneja sul-mato-grossense Jads & Jadson e com o cantor e compositor sul-mato-grossense Almir Sater.
Agroday
No dia 18 de abril, durante todo o dia, o governador Eduardo Riedel terá uma agenda extensa. Ele vai receber no gabinete todas as entidades representativas e ainda empresários que virão de outros países interessados em conhecer as potencialidades do Estado para investimentos em empreendimentos sustentáveis. Ao final da agenda será realizado um grande encontro no estande com objetivo de gerar negócios.
A Expogrande deste ano conta ainda com a participação de bovinos das raças nelore, sindi, gir leiteiro e girolando, além dos equinos das raças quarto de milha, pantaneiro, crioulo e árabe. Todos irão participar de provas, julgamentos e exposição da raça. Pavilhões estão sendo montados para receber os animais, assim como o espaço para as provas.
Fotos – Mairinco Celso de Pauda