A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul – IAGRO emitiu NOTA TÉCNICA, em 12/03/2020, sobre a ocorrência de mais um caso do Pequeno Besouro das Colmeias em Mato Grosso do Sul, detalhando inclusive as medidas adotadas.
A nota:
Uma nova ocorrência do Pequeno Besouro das Colmeias – PBC (Aethina tumida) em Mato Grosso do Sul foi confirmada por meio de exame de Identificação de pragas por DNA barcoding e Identificação morfológica do pequeno-besouro-das-colmeias (Aethina tumida Murray), conforme laudo oficial (PL – DVO 2020/0011 de 28/02/2020), emitido pelo Laboratório Nacional Agropecuário – LANAGRO/MG, pertencente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
A amostra (besouro) foi coletada no município de Brasilândia e resultou confirmatória ao gênero/espécie: Aethina tumida.
A IAGRO ressalta a necessidade de manter os enxames fortes e inspecionados com frequência e alerta os que transitarem suas colmeias sem tela ou migrarem com suas colmeias para os municípios de Três Lagoas, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Brasilândia que estarão sujeitos a infestarem suas colmeias com o PBC.
Para estar atualizado quanto ao tema abordado consulte a Cartilha Manejo para o Controle do Pequeno Besouro das Colmeias.