Publicado em 14 dez 2023 • por Iza Olmos Rodrigues de Lima •
A Iagro anuncia o lançamento de um projeto para a revitalização da Iagro Central, agendado para o dia 16 de dezembro pela manhã. Na oportunidade, realizaremos o plantio de mudas nativas na área externa da Iagro Central, pela manhã, na Av. Senador Filinto Muller 1146, Vila Ipiranga. Todos os colaboradores, parceiros e membros da comunidade estão convidados.
Com o objetivo de promover a proteção ambiental, gestão sustentável e cultura ecoconsciente, esta iniciativa visa transformar e preservar a Unidade Central, localizada em frente ao Lago do Amor, centralizando esforços em ações estratégicas que enfatizam a conservação do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis.
A iniciativa contou com o apoio da Águas Guariroba que, por intermédio da SEMADESC, fez a doação de 500 mudas de espécies nativas que serão utilizadas para o plantio. Também recebemos o apoio de empresas do setor florestal, representado pela Reflore, que tem dado o suporte com materiais para a implantação dessas mudas nativas, como viabilizar os protetores da cerca para uma boa convivência com os animais silvestres, como capivara, cutia, teiú, entre outros.
Proteção Ambiental
A proposta concentra esforços na recuperação das margens do Córrego, controle da erosão e mitigação dos impactos sobre a fauna e flora. A proteção dos recursos naturais e paisagísticos é de suma importância para preservar a riqueza ambiental da região.
Melhoria da Gestão Ambiental
Além disso, a Iagro Central planeja aprimorar a gestão dos recursos naturais, estimulando o aproveitamento dos espaços coletivos e fomentando o consumo consciente. A destinação adequada dos resíduos sólidos será uma das práticas adotadas para minimizar o impacto ambiental.
A gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Eng. Agrônoma Glaucy Ortiz, destaca a importância desta iniciativa: ‘Estamos comprometidos em promover ações que tornem a Iagro Central um espaço ecologicamente saudável e socialmente benéfico.’
SOBRE A IAGRO
Criada pelo Decreto-Lei nº 9, de 1º de janeiro de 1979, sob a denominação de Departamento de Inspeção e Defesa Agropecuária de Mato Grosso do Sul (IAGRO), pela Lei nº 2.152, de 26 de outubro de 2000 recebeu a atual denominação: Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO).
A IAGRO é uma autarquia, com sede e foro na Capital do Estado, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e por ela supervisionada, nos termos da Lei nº 6.035, de 26 de dezembro de 2022, e suas alterações, com personalidade jurídica de direito público, patrimônio próprio, autonomia técnica, administrativa e financeira, e prazo de duração indeterminado, nos termos da lei.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal tem por finalidade:
- Executar políticas públicas de educação, saúde, fiscalização e inspeção para fim de promover, manter e recuperar a sanidade animal e vegetal, a qualidade de seus produtos e subprodutos por meio da defesa sanitária, do controle, da fiscalização e da inspeção dos produtos e subprodutos de origem agropecuária, da fiscalização dos insumos agropecuários e das atividades de biossegurança, para assegurar a saúde humana.
- Cumprir e fazer cumprir as obrigações operacionais delegadas pelo Poder Executivo, de que trata a legislação referente à proteção à saúde dos animais e vegetais e do controle e inspeção de produtos, bens e serviços agropecuários, processos e tecnologias alcançados pelo sistema de atenção à sanidade agropecuária.
É investida de autoridade de defesa agropecuária do Estado de Mato Grosso do Sul, priorizando a promoção, manutenção e recuperação da saúde dos animais e vegetais e dos aspectos qualitativos dos produtos agropecuários deles derivados, em especial aos atributos de inocuidade, com atividades preventivas pela qualidade e pela defesa dos direitos difusos do consumidor, sendo-lhe assegurada às demais prerrogativas necessárias ao exercício adequado de suas atribuições de acordo com o DECRETO Nº 16.229, DE 7 DE JULHO DE 2023.