Público em geral

O que é a Peste Suína Africana (PSA)?

É uma doença mortal para os suínos domésticos e porcos selvagens e é causada por um vírus. A PSA não possui vacina ou tratamento. Essa doença não existe no Brasil, mas está presente em mais de 50 países atingindo 5 continentes.

A PSA acomete pessoas?

Não, ela acomete somente os suínos domésticos e porcos selvagens.

Como é transmitida a PSA entre os suínos?

O vírus da PSA é transmitido pelo contato direto entre suínos infectados, pela ingestão de alimentos de origem suína contaminados com o vírus ou contato com materiais (calçados, roupas, veículos, equipamentos, etc.) contaminados com o vírus.

A carne suína brasileira pode ser consumida?

Sim, os produtos cárneos de origem suína com selo de inspeção oficial podem ser consumidos normalmente.   

Quais são os sinais clínicos da PSA?

Febre alta, suínos amontoados, pneumonia, aborto, perda de apetite, conjuntivite, fraqueza, emagrecimento, manchas avermelhadas na pele, vômito, diarreia e morte repentina.

O que é feito para evitar a entrada da PSA no Brasil?

O MAPA realiza:

    • Fiscalizações de cargas e bagagens nos portos, aeroportos e postos de fronteira de ingresso no Brasil, por meio das equipes da Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), com utilização de cães farejadores treinados para a detecção de produtos de risco agropecuário.
    • Ações de intensificação da vigilância em saúde animal, além de outras medidas definidas em acordos internacionais de comércio.

Qual será o impacto da PSA na sociedade e na economia brasileira?

Caso a PSA ingresse no Brasil, a doença será devastadora para a suinocultura com grande impacto negativo para as exportações de produtos de carne suína, bem como para o emprego e renda de muitas famílias brasileiras. A redução da produção de carne, decorrente da mortalidade dos animais, poderá ocasionar o desabastecimento no mercado interno e o aumento do preço de prateleira. Além disso, ocasionará gastos públicos e privados para a contenção e a erradicação da doença.

Onde notificar uma suspeita de PSA?

A notificação pode ser feita presencialmente ou por telefone em qualquer Unidade da Iagro. (lista com os endereços e telefones) ou pelos canais abaixo (ligação gratuita):

ÁREA ANIMAL
Emergência Sanitária ou denúncias
0800 0679 120

Deve-se notificar por qualquer meio de comunicação (presencial, telefone, e-mail ou pelo sistema informatizado e-SISBRAVET), para evitar a disseminação da doença.

Acesse o link e-SISBRAVET para notificação, clicando no banner abaixo:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.