ATIVIDADES DA CLASSIFICAÇÃO VEGETAL


A Iagro tem desempenhado um papel fundamental na prestação de serviços de classificação de produtos e verificação de origens vegetais há mais de quatro décadas. Nossa extensa trajetória de atuação abrange uma ampla gama de setores, incluindo o setor privado, cooperativas, empresas públicas de destaque, como a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), o próprio Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em operações de internalização de produtos vegetais nas barreiras internacionais, prefeituras e governo estadual em suas aquisições de cestas básicas e produtos destinados à merenda escolar, atendendo também as necessidades das aldeias indígenas e da agricultura familiar. A Iagro tem sido um parceiro confiável ao longo dessas quatro décadas, desempenhando um papel crucial na garantia da qualidade e procedência dos produtos vegetais em diversos segmentos, contribuindo para a segurança alimentar e a conformidade regulatória.

Os técnicos da Iagro que realizam a classificação de produtos de origem vegetal se diferenciam dos demais profissionais da área, pois são submetidos, regularmente e sob a supervisão do MAPA, aos cursos de capacitação e aperfeiçoamento técnico, que os credenciam a executar classificação de Produtos de Origem Vegetal tais como; soja, milho, feijão, trigo, sorgo, malte cervejeiro, amendoim, milho pipoca, e alho. Por meio de contrato com laboratório oficial, realizamos também a classificação de óleo comestível e farináceos.

A Iagro disponibiliza a prestação de Serviço de Classificação Vegetal, em Posto de Classificação Vegetal, nos seguintes municípios; CAMPO GRANDE, DOURADOS, SIDROLÂNDIA, CORUMBÁ, CHAPADÃO DO SUL, PONTA PORÃ, MUNDO NOVO.  Como também, disponibilizamos um Posto de Classificação Vegetal VOLANTE, que atende a demanda de Classificação nas empresas Armazenadoras do Estado, e/o em propriedades rurais junto à entrada de estruturas armazenadoras do Estado ou em propriedades rurais.

O acesso do Produtor ao Serviço Estadual de Classificação Vegetal VOLANTE visa diminuir o período de espera pelo resultado da análise, bem como atender município que não dispõe de posto de classificação fixo da Iagro.

O material pode ser coletado diretamente no caminhão graneleiro e o técnico da Iagro, em uma estrutura montada dentro de um veículo tipo Van, com todos os equipamentos necessários: determinador de umidade eletrônico, balança de precisão, paquímetro eletrônico, notebook, bancada para classificação. 

Realizamos a classificação do produto logo após a coleta da amostra, emitindo em seguida, o LAUDO e o CERTIFICADO DE CLASSIFICAÇÃO, que atesta a qualidade do produto vegetal, antes da entrada nas estruturas de armazenamentos de grãos de armazéns gerais ou cooperativas.

Essa agilidade no resultado da classificação possibilita comparativo imediato nas informações de qualidade dos grãos apresentados pelo responsável dos armazéns gerais ou cooperativas que recebem o produto vegetal para estocagem, dirimindo dúvida na padronização do produto vegetal entregue pelo produtor.

O interessado pelo Serviço de Classificação também pode entregar o produto a ser classificado diretamente ao POSTO DE CLASSIFICAÇÃO ou em qualquer Escritório Local da Iagro,  mediante ao preenchimento do formulário SOLICITAÇÃO DE CLASSIFICAÇÃO.

 

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO DE CLASSIFICAÇÃO VEGETAL – PASSO A PASSO

Este guia fornece informações sobre como solicitar o serviço de classificação de produtos de origem vegetal disponibilizado pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/IAGRO). Esta é uma ferramenta valiosa para cidadãos, empresas ou entidades do Poder Público que precisam realizar a classificação de produtos e subprodutos vegetais, tais como alho, amendoim, batata, canjica, cebola, farelo de soja, farináceos, feijão, girassol, malte cervejeiro, mamona, milho pipoca, milho, óleos comestíveis, soja, sorgo e trigo.

Documentos Necessários

O solicitante/produtor pode utilizar o formulário de solicitação de serviço de classificação vegetal expedido pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/IAGRO), contendo as informações do cliente e do produto a ser classificado disponibilizado no site do Iagro.

O formulário está disponível nos Escritórios da Iagro e AQUI.

Etapas para Solicitar o Serviço de Classificação Vegetal

Passo 1: Escolha a Localização

Obs: Se está em outro município, favor entrar em contato com (67) 99933-1273/99961-9222 (falar com Walberto)

Passo 2: Preenchimento do Formulário

  • Preencha o formulário de solicitação para a classificação do produto ou subproduto de origem vegetal. Este formulário está disponível no site do Iagro e AQUI ou pode ser fornecido na unidade da Iagro. Entregue o formulário preenchido a um atendente das unidades locais da Iagro ou classificador, que fará seu  cadastro no sistema da Iagro.

Passo 4: Emissão do Certificado de Classificação Vegetal e Prazos

Após a conclusão dos procedimentos de classificação, você estará pronto para a etapa final:

  • Para a emissão do certificado de classificação vegetal, o interessado deverá efetuar o pagamento da taxa de serviço de acordo com as normas e valores vigentes. TABELA DE TAXAS.
  • A guia de recolhimento da taxa de serviço será enviada ao e-mail fornecido no formulário de solicitação.

Prazos para Emissão do Laudo e Certificado de Classificação Vegetal:

  • A classificação física do produto vegetal é concluída em até 72 horas após a entrega da amostra.
  • A classificação química do produto vegetal é finalizada em até 10 dias após a entrega da amostra.

É importante observar que somente após a emissão do laudo e a certificação de classificação vegetal é que o produto vegetal estará apto para ser comercializado para consumo humano, armazenado ou transportado, garantindo a qualidade e a conformidade do produto.

Ao seguir essas etapas e cumprir os prazos estipulados, você estará em conformidade com as normas e regulamentações necessárias para a comercialização de produtos vegetais. Para mais informações e para esclarecer dúvidas adicionais, não hesite em entrar em contato com a Iagro.

Estamos aqui para auxiliá-lo em todo o processo de classificação vegetal.

CHEFE DA DIVISÃO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL (DIPOV)
 
Responsável: Walberto Antônio Araújo
E-mail: waraujo@iagro.ms.gov.br
Endereço: Avenida Filinto Muller, 1146
Bairro: Universitário
CEP: 79.074-902 Campo Grande-MS
Fone:(67) 99933-1273/99961-9222

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.