A Iagro tem atuado prestando serviço de classificação de produtos e origem vegetal a mais de 30 anos, para setor privado, empresas públicas, tais como Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB; o próprio MAPA em operações de internalização de produtos vegetais, nas barreiras internacionais, prefeituras e governo estadual na compra de cestas básicas e produtos para merenda escolar, aldeias indígenas e agricultura familiar.
Os técnicos da Iagro que realizam a classificação de produtos de origem vegetal se diferenciam dos demais profissionais da área, pois são submetidos, regularmente e sob a supervisão do MAPA, aos cursos de capacitação e aperfeiçoamento técnico, que os credenciam a executar classificação de grãos de soja, milho, feijão, trigo, sorgo, malte cervejeiro e alho. Por meio de contrato com laboratório oficial, a Iagro também realiza a classificação de óleo comestível e farináceos.
A Iagro disponibiliza a prestação de serviço de classificação vegetal, em posto de classificação vegetal volante, junto à entrada de estruturas armazenadoras do Estado ou em propriedades rurais. O acesso do produtor ao serviço estadual de classificação vegetal volante visa diminuir o período de espera pelo resultado da análise, bem como atender município que não dispõe de posto de classificação fixo da IAGRO.
O material pode ser coletado diretamente no caminhão graneleiro e o técnico da Iagro, em uma estrutura montada dentro de um veículo tipo van, com todos os equipamentos necessários: determinador de umidade, balança de precisão, paquímetro eletrônico, notebook, bancada para classificação, realiza a classificação do produto logo após a coleta da amostra. Emitindo, em seguida, o laudo que atesta a qualidade do produto vegetal, antes da entrada nas estruturas de armazenamentos de grãos de armazéns gerais ou cooperativas.
Essa agilidade no resultado da classificação possibilita comparativo imediato nas informações de qualidade dos grãos apresentados pelo responsável dos armazéns gerais ou cooperativas que recebem o produto vegetal para estocagem, dirimindo dúvida no padrão de classificação do produto vegetal entregue pelo agricultor.
CONTATO
Interessados na prestação de serviço de classificação vegetal, em posto físico ou volante, podem contatar a Iagro diretamente com o chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), o Engenheiro Agrônomo Walberto Antônio Araújo, por meio dos telefones (67) 3901-2790, 3901-2769 ou celulares: (67) 99933-1273 e 99961-9222.
Todas as unidades locais da Iagro também estão habilitadas a receber, do interessado, a solicitação de classificação e enviar as amostras dos produtos vegetais para unidade DIPOV, na Iagro Central, que adotará as medidas cabíveis para a classificação do produto vegetal.