PROGRAMA NACIONAL DE SANIDADE DE ANIMAIS AQUÁTICOS – PNSAA


O Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos (PNSAA) de Cultivo tem por finalidade, garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção de animais aquáticos e a sanidade da matéria-prima obtida a partir dos cultivos nacionais.

Possui a sua legislação, que foi elaborada para assegurar a prevenção, o controle e a erradicação de doenças nos sistemas de produção de animais aquáticos, contribuir para o aumento da produtividade e, consequentemente, da oferta de pescado para o abastecimento do mercado interno e externo.

A Instrução Normativa (IN) nº4 de 04/02/2015,  (Ministério da Pesca e Aquicultura , MPA), alterada pela  IN nº 4 Minsitério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) de 04/02/2018, instituiu o PNSAA,  e estabelece como animais aquáticos os peixes, crustáceos, moluscos e outros animais destinados à aquicultura, em qualquer fase de seu desenvolvimento na água.

A IAGRO, é  responsável pela execução do Programa em Mato Grosso do Sul, realizando ações que visam o controle sanitário diente da cadeia produtiva de animais aquáticos como:

  • Capacitação de servidores
  • Produção de materiais impressos para divulgação e educação em sanidade animais aquáticos;
  • Cadastramento de propriedades que mantém ou cultivam aquáticos independente da finalidade, no sistema on-line da IAGRO;
  • Controle do trânsito de animais aquáticos;
  • Supervisão e acompanhamento de Unidades Regionais e Locais;

Essas ações em Defesa Sanitária na Aqüicultura corroboram para o desenvolvimento sustentável da atividade, com a visão no desenvolvimento do agronegócio do Estado.

Considerando a Instrução Normativa citada anteriormente, todo estabelecimento que cultiva ou matém animais aquáticos para qualquer finalidade deve ser cadastrado na IAGRO.

O produtor rural aquícola deve realizar o cadastro da sua atividade, a fim de colaborar com as ações sanitárias a serem estabelecidas. Este cadastro pode ser realizado na UNIDADE LOCAL DA IAGRO do muncipio ou por meio da senha do produtor diretamente no SISTEMA e-SANIAGRO.

Independente da categoria de piscicultura exercida, o criador deverá se preocupar com a condição sanitária do seu criatório, por estar sujeito a se deparar com enfermidades e diante dessa situação deverá entrar em contato com a IAGRO.

Para tanto, disponibilizamos a legislação vigente, o formulário para seu cadastramento e outros procedimentos.

Saiba mais em:

COORDENADORIA DO PROGRAMA NA IAGRO
 
Coordenadora: Kathianne Kelly Chaves de Oliveira
E-mail: kkoliveira@iagro.ms.gov.br
Endereço: Avenida Filinto Muller, 1146
Bairro: Universitário
CEP: 79.074-902 Campo Grande-MS
Fone: (67) 67-3901-2693

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.