Laboratório de solos da Iagro recebe certificação de excelência da Embrapa

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 13, 2015 as 08:13 | Voltar

Campo Grande (MS) – O laboratório de analises de solos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), de Mato Grosso do Sul, recebeu uma das mais importantes certificações expedidas pela Embrapa Solos do Rio de Janeiro, com o conceito A, o mais alto com que a Empresa trabalha.

1a-1024x768

O Certificado de Excelência concedido a Iagro através do Programa de Analise de Qualidade dos Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), coordenado pelo Pesquisador Dr. Marcelo F. Saldanha, e assinado ainda pelo Chefe-geral da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez, chega ao laboratório acompanhado das felicitações do próprio coordenador para os membros da equipe reafirmando o orgulho da Embrapa em ter a Agência como parceria e destacando o certificado como sendo o coroamento do excelente trabalho executado e o alto nível analítico alcançado, ao efetuar com confiabilidade as determinações do Manual de Métodos de Análises de Solos da Embrapa.

No documento o pesquisador ressalta ainda a dificuldade para que seja atingido o nível de exigência do Ensaio de Proficiência conduzido, em função dos estritos parâmetros de avaliação utilizados, tratando o selo de qualidade, conferido ao laboratório, como sendo uma vitória.

1d-1024x576

Coordenado pelo engenheiro Agrônomo Cicero Luíz Cardoso, o laboratório da Iagro conta hoje com uma equipe reduzida, composta além dele, por mais um engenheiro agrônomo, Paulo M. Hanaoka, uma química, Wellyta de Oliveira Ferreira, e um auxiliar de laboratório, Lucio Vicente de Oliveira, que atualmente, analisam uma média de 2.500 amostras por ano.

Cícero, explica que a Embrapa testa, anualmente, centenas de laboratórios do País através do programa PAQLF enviando três amostras padrão de solos, em quatro oportunidades durante o ano. Os resultados são comparados ao obtido pela Embrapa e a aproximação define o nível do conceito que pode ser ‘A’, ‘B’ ou ‘C’, sendo ‘A’ o melhor dentro da classificação.

Para ampliar o número de produtores atendidos, encontra-se em fase de testes um programa piloto para expedição de relatório com assinatura eletrônica, o que segundo Cicero reduziria o tempo de espera dos produtores, que em alguns casos, dependendo da distancia em que se estão da capital, pode chegar até a um mês de espera. “Esse é um dos problemas que em breve estaremos solucionando”. Completou.

Mesmo enfrentando escassez de mão-de-obra, e a necessidade da ampliação da estrutura física do laboratório, Cicero, que está há 31 anos no setor publico, faz questão de destacar que tem observado boa vontade por parte do Governo do Estado e da diretoria Iagro em melhorar as condições de trabalho do laboratório e dar prosseguimento a este trabalho que segundo ele, tem grande importância dentro da rede de defesa sanitária do Estado.

Para o Diretor-Presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, a conquista de mais essa certificação é resultado da dedicação da equipe, o que incentiva a diretoria a buscar melhorar cada vez mais as condições de trabalho, lembrando que novos equipamentos serão adquiridos em breve para o laboratório.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.