Identificação de pragas e uso de biotecnologia são temas de palestra no Showtec 2017

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, janeiro 23, 2017 as 07:00 | Voltar

Demonstrações de plantação de soja e milho de diferentes biotecnologias no mercado, identificação de pragas e orientações de manejo. Esses foram os temas da palestra realizada pela Fundação MS, durante esta sexta-feira (20), no Showtec 2017, em Maracaju (MS). A apresentação foi feita pelo pesquisador de fitossanidade da instituição, José Fernando Jurca Grigolli.

"Fizemos demonstrações de como as pragas reagem na produção com biotecnologia em área com manejo de pragas e em áreas sem manejo para que o produtor possa comparar, na prática, os resultados", disse Grigolli. O objetivo foi mostrar ao produtor a importância do manejo para evitar danos na lavoura, sem confiar apenas na eficácia do uso de biotecnologia.

Um dos problemas apontados, por exemplo, foi em relação ao uso da biotecnologia em milho, a Herculex, lançada como alta eficiência no controle da lagarta do cartucho em milho. O uso dessa tecnologia sem nenhum complemento ou manejo fez com a que a semente ficasse resistente à praga e hoje não traz nenhum benefício à cultura. "Exemplos como esse mostram ao produtor a importância do manejo e monitoramento das pragas. Temos outras biotecnologias que caminham para esse resultado e nosso objetivo é avaliar, junto a produtor o que pode ser feito para evitar novas perdas".

Durante a apresentação, Grigolli mostrou os principais insetos que atacam as lavouras, para ensinar o produtor sobre quais procedimentos adotar para cada espécie. "Se o produtor faz uma aplicação de inseticida às cegas, não haverá eficiência no controle da praga e ele pode, inclusive, colaborar para sua resistência. O uso de inseticidas representa cerca de 25% do custo de produção. Sem essa orientação, esse custo sobe e pesa no bolso do produtor", alerta.

Sobre o Showtec

Destinado aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, o Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju, Prefeitura Municipal de Maracaju, Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), Embrapa Gado de Corte, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Solos, Embrapa Pantanal, Monsanto, Agrisus, Agron, Banco do Brasil, Caixa, Sicredi, Fundect (Fundação de Apoio do Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.