Florestas (eucalipto, pinus e seringueira)

NÚCLEO FLORESTAL

Eucalipto e Pinus

No estado do Mato Grosso do Sul o cultivo de florestas cresceu significativamente nos últimos anos com a vinda de grandes indústrias do ramo de papel e celulose para o Estado e hoje vem desempenhando um papel importante no cenário socioeconômico estadual em especial na região nordeste do Estado onde estão estabelecidas essas grandes empresas do ramo.

Atualmente o Estado possui cerca de 820 mil hectares plantados de eucalipto e 7 mil hectares de pinus, sendo que a demanda, principalmente por eucalipto, tende a continuar crescente dada a previsão de expansão das indústrias consumidoras desta madeira.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO DA IAGRO

O percevejo bronzeado do eucalipto (thaumastocoris peregrinis) apesar de não ser praga quarentenária merece atenção em função da capacidade de dano econômico que vem apresentando em outros estados, pelas características da cultura atingida que é extensiva a grandes áreas, é perene e na maioria das vezes formada por indivíduos clonais.

A IAGRO, através de seus Fiscais, realiza monitoramento constante junto aos principais produtores de eucalipto do Estado a fim de detectar a incidência desta praga em suas florestas.

 PINUS E SERINGUEIRA

Buscando consolidar informações fitossanitárias (quantitativas e qualitativas) a IAGRO realiza o Cadastramento e o georreferenciamento de propriedades que produzem comercialmente seringueira e pinus.

No ano de 2014 foram cadastradas 20 propriedades, totalizando 9.759 (nove mil setecentos e cinquenta e nove) hectares de plantio de seringueira, distribuído em 04 municípios do Estado, (Aparecida do Taboado, Paranaíba, Inocência e Cassilândia), e ainda, foram cadastradas 02 propriedades, totalizando 807 (oitocentos e sete) hectares de plantio de pinus spp, distribuído em 01 município do Estado, (Agua Clara).

A IAGRO realiza também Levantamentos de detecção/delimitação/verificação das pragas sirex noctilio (vespa da madeira em pinus) e sinoxylon conigerum (broca conigera) com a finalidade de confirmar a inexistência dessas pragas no Estado com vistas a manter o status de Estado livre diante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O que possibilita que as produções estaduais sejam enviadas a qualquer ponto do país sem restrição sanitária.

Em 2014 foram realizados levantamentos em 02 propriedades para a praga vespa da madeira, totalizando 807 (oitocentos e sete) hectares de plantio de pinus spp, vistoriadas, e localizadas em 01 município do Estado, (Agua Clara). Para detecção da broca conigera foram realizados levantamento em 05 estabelecimentos de Comércio Varejista de Madeiras e Artefatos, distribuídos em 04 municípios (Amambai, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Campo Grande). Não foi constatado presença da vespa da madeira no cultivo de pinus, e também não foram constatados hospedeiros da praga broca conigera em: madeiras processadas, armazenadas, tais como: madeira de teca, mangueira, gonçaleiro, e outras espécies hospedeiras relacionadas são bálsamo, caju, flamboyant, durante as fiscalizações realizadas em comércio varejista de madeiras e artefatos.

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.