Equipe da Iagro acompanha Governador na apresentação do Sisfron, em Dourados

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 9, 2015 as 18:31 | Voltar

Dourados (MS) – O Diretor Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, o Diretor Executivo, Roberto Siqueira Bueno, o Gerente de Defesa e Inspeção Animal, Rubens Rondon e o coordenador Regional de Dourados, Antônio Eder Estefano, estiveram hoje naquele município, acompanhando o governador Reinaldo Azambuja durante a apresentação do Sistema Integrado do Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) ao presidente da República em exercício, Michel Temer.

O projeto, que é piloto e está sendo implantado há dois anos na fronteira de Mato Grosso do Sul, tem como base operacional o município de Dourados. Orçado em R$ 12 bilhões (recursos federais), sua instalação está prevista para ser concluída em 2021, quando deverá cobrir os 17 mil km de fronteiras secas do País.

Para Luciano o sistema representa uma mudança na gestão da defesa sanitária animal e vegetal, a partir da integração da Iagro nesse novo modelo. “Nós vamos passar a contar com um sistema de monitoramento, portanto de inteligência, podendo executar ações mais direcionadas nas áreas de maior risco, e não de forma aleatória como trabalhamos atualmente”.

A integração com as outras agencias Estaduais e Federais, o controle mais efetivo no transito de animais, vegetais e agrotóxicos, na região de fronteira, foram alguns dos benefícios destacados por Luciano com a implantação do Sisfron.  “Nem sempre o Iagro estará em todas as operações, mas estando integrado com as outras agências, teremos informações e apoio”. Completou.

Ao assistir a demonstração, Roberto Bueno, que conhece bem o trabalho realizado hoje de forma precária na fronteira, disse estar certo de que a instalação do sistema será um divisor de aguas no trabalho de fiscalização. “Ao acompanhar toda movimentação, em tempo real, de onde quer que estejamos, tendo ao nosso alcance tecnologia de ponta, como vimos aqui hoje, podemos acreditar que enfim teremos um trabalho de excelência no que diz respeito a fiscalização das nossas fronteiras”. Observou.

O Governador Reinaldo Azambuja destacou a importância do Sisfron na segurança das fronteiras secas brasileiras, e disse que quanto o sistema estiver 100% implantado, será possível monitorar a entrada e saída de pessoas pelas fronteiras. “Tudo o que foi mostrado facilita o monitoramento de uma ampla região da faixa de fronteira que pode interligar forças policiais do Estado e isso é muito positivo. Se o governo federal conseguir implantar em sua totalidade, certamente teremos instrumento importante no controle de entrada e saída de pessoas, veículos e animais na fronteira”, disse.

Roberto, Luciano e Rubens, da Iagro

O presidente em exercício, Michel Temer, garantiu que com o Sisfron, o monitoramento das fronteiras será permanente, com o intenso combate ao crime e a manutenção da soberania nacional. “O que acontece agora é que será permanente, e se estenderá por todas as fronteiras brasileiras, preservando de um lado, o combate ao crime, e de outro lado a nossa soberania nacional pela proteção nas fronteiras”, afirmou Temer.

Após a apresentação do Sisfron, o governador Reinaldo Azambuja e o presidente Michel Temer realizaram um sobrevoo em umas das áreas já monitoradas pelo sistema.

Com informações de Ludyney Moura, do Governo do Estado e fotos da equipe do Iagro

Publicado por: