Água eletrolisada como nova substância limpante e sanitizadora

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 2, 2016 as 15:16 | Voltar

O processo de Eletrolisação da Água (tradução livre de: Electrolyzed Water [EO]) faz uso dos elementos naturais da água, do sal e da eletricidade e os reúne em uma câmara para originar uma solução limpante eficaz e poderosa, assim como uma solução sanitizante.

Essas soluções não são utilizadas somente para higienizar alimentos, mas também para protegê-los de patógenos nocivos, como a Escherichia coli,Salmonella Enteritidis, Listeria monocytogenes e muitos outros.

Os princípios da geração de EO, seus benefícios, possíveis aplicações e equipamentos comerciais exigidos serão abordados neste artigo.

A sanitização, na produção de alimentos, é vista como a iniciativa de segurança alimentar mais bem-sucedida na história. De fato, mais de 30% das doenças causadas por intoxicação alimentar atribuídas a ambientes de processamento devem-se a uma sanitização de má qualidade. A abordagem tradicional de sanitização baseia-se no uso de uma ampla gama de sanitizadores químicos.

Água eletrolisada oxidante (do inglês, EO – Electrolyzed Water) é um agente antimicrobiano relativamente novo, que tem um longo histórico de uma infinidade de aplicações na Ásia, especialmente no Japão, e na Rússia. Nos EUA, a EO ainda está começando a ser descoberta, compreendida e aplicada nas indústrias alimentícia e de fornecimento de alimentos.

O processo de geração de EO combina água encanada com pequenas quantidades de sal alimentar e níveis baixos de eletricidade, em geradores especiais in loco, para originar dois produtos diferentes, cujos processos são assim descritos:

1) em uma célula eletrolítica, água com teor de sal é submetida a corrente elétrica;

2) a corrente elétrica, juntamente com membranas íon-seletivas, geram dois tipos de soluções aquosas:

a) pH alto (10,0 – 11,5) de solução de hidróxido de sódio (ou NaOH), com baixa oxidação – potencial de redução;

b) pH baixo de 2,3 – 2,7, solução infundida de cloro gasoso oriundo de ácido hipocloroso (ou HOCI), com alto potencial de oxirredução.

3) o NaOH pode ser empregado como agente de limpeza não corrosivo e desengordurante brando;

4) o HOCI é utilizado como um sanitizador e desinfetante de alta performance.

Há muitas vantagens da água eletrolisada em relação aos agentes de limpeza e desinfetantes convencionais:

é atóxica – juntos, o NaOH e HOCl propiciam uma alternativa altamente eficaz e ecológica às substâncias químico-corrosivas;

tem ação antibacteriana altamente eficiente – o HOCI é eficaz contra os tipos mais comuns de bactérias, fungos, vírus e esporos, agindo em cerca de 15 segundos. Os desinfetantes mais tradicionais requerem que a superfície seja tratada por muito mais tempo (em minutos) para que haja total desinfecção;

tem amplo uso – os benefícios da água eletrolisada, em termos de segurança, tornam-na um agente de limpeza e desinfetante a ser utilizado em situações de alto risco, como em hospitais, unidades de saúde e ambientes de processamento de alimentos;

oferece múltiplos usos para limpeza – o NaOH limpa e desengordura superfícies ásperas e paredes, pisos, forros e maquinário;

é sustentável – água eletrolisada atóxica é produzida in loco, eliminando-se a eventual necessidade de se adquirir mais substâncias químicas limpantes e desinfetantes. Dessa forma, a EO reduz drasticamente impactos no meio ambiente, emissão e descarte de resíduos, custos de transporte e pegada de carbono (quantidade de CO2produzida por nós, seres humanos);

é econômica – o sistema de água eletrolisada oferece soluções por menos de R$ 0,18/3,78 L, propiciando um retorno sobre investimentos em menos de um ano. Investe-se pouco, mas o retorno é enorme;

• é certificada – a água eletrolisada é reconhecida pela comunidade regulatória norte-americana,  por órgãos como a EPA (Agência Norte-americana de Proteção Ambiental), USDA (Departamento Norte-americano de Agricultura), FDA (agência norte-americana reguladora dos setores alimentício e de medicamentos) e CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), bem como é reconhecida para fins de processamento de alimentos.

A grande desvantagem da água eletrolisada é que a solução rapidamente perde sua atividade antimicrobiana se a EO não for continuamente suprida com H+, HOCl e Cl2 por meio de eletrólise. Além disso, a eficácia do ácido hipocloroso pode diminuir na presença de matéria orgânica e proteínas. Ademais, questões referentes à emissão do gás cloro, corrosão de metais e diminuição da resina sintética devido à alta acidez desse gás, bem como alta concentração de cloro, têm sido motivos de preocupação.

Geradores comerciais de água eletrolisada podem ser divididos em três grandes tipos com base em seus sistemas de controle automatizados. O primeiro deles permite que os usuários escolham a taxa de fluxo de solução de salmoura, enquanto as máquinas ajustam voltagens e/ou amperagens automaticamente. O segundo propicia aos usuários a seleção das amperagens e/ou voltagens, ao passo que as máquinas mudam a taxa de fluxo de solução de salmoura adequadamente. E, finalmente, o terceiro tipo permite aos usuários escolher um nível de concentração de cloro em uso, de água eletrolisada, a partir de um painel mostrador; e as máquinas alteram a taxa de fluxo de solução de salmoura e as amperagens e/ou voltagens automaticamente.

A água eletrolisada tem ganhado reputação em várias esferas como um desinfetante muito mais poderoso do que os desinfetantes químicos convencionais. A eficácia da EO tem reduzido a quantidade de patógenos em carnes e produtos avícolas, tendo sido também analisada recentemente. Normalmente, é empregada em limpezas com spray ou tratamento por imersão. O amplo espetro da ação antimicrobiana da EO demonstrou ter sido eficaz no controle e diminuição de micro-organismos como Listeria monocytogenes,Staphylococcus aureus, Campylobacter jejuni, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosae Enterobacter aerogenesa.

Regulações vigentes permitem o uso da EO em carnes frescas a concentrações de 50 ppm de FAC (tradução livre: cloro não reagido com contaminantes) para carnes; e 30 ppm para carne de frango (Departamento de Agricultura dos EUA; Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos EUA, 2008).

A eficácia da água eletrolisada contra patógenos alimentares de risco à indústria cárnea foi analisada com o emprego em diversos tipos de carnes frescas e prontas para o consumo. Apesar da eficácia comprovada da EO contraE. coli, salmonela, cargas bacterianas totais e outras bactérias indicadoras, quando aplicada diretamente em carnes bovina e avícola in natura, a maioria dos estudos utilizou concentrações maiores de FAC. Aumentar os níveis permitidos de FAC para produtos contendo carne in natura elevaria a eficácia da EO.

Mas, também foi relatado que a EO poderia ser utilizada como um sanitizante eficaz no ambiente de processamento, superfícies de contato nas quais os alimentos são processados (esteiras transportadoras) e produtos encapsulados em invólucros impermeáveis.

Comprovou-se que a EO tem um potencial de uso em plantas de carnes bovina e avícola como sanitizador de contato, nas quais bactérias foram eliminadas por meio de higienização do produto cárneo ou da superfície contaminada. Esses micro-organismos não conseguem sobreviver se forem enxaguados pela solução sanitizante de água eletrolisada. Além disso, a EO foi eficaz contra contaminação microbiana na superfície de produtos prontos para o consumo encapsulados. Esses meios provaram que a EO é um sanitizador eficiente para a produção de produtos cárneos com mais segurança alimentar.

 

Referência

USDA (Departamento Norte-americano de Agricultura) e FSIS (Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos EUA). “Safe and suitable ingredients used in the production of meat and poultry products” (Ingredientes seguros e adequados utilizados na fabricação de produtos à base de carnes bovina e avícola), 2008. Diretriz Regulamentar 7.120, emenda nº 14, de 20/02/08, USDA, Washington, DC.

Carnetec

Publicado por: Iza Olmos Rodrigues de Lima

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.