‘Carta de Campo Grande’ define temas que buscam harmonização de ações de sanidade de GO, MS e MT

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 22, 2015 as 16:42 | Voltar

Por  - Assessora de Comunicação da SEPAF

Para discutir a harmonização de ações, representantes do setor de sanidade dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, um primeiro encontro foi realizado em Campo Grande nesta segunda-feira (22).

A reunião resultará na elaboração de um documento chamado de ‘Carta de Campo Grande’ que será levada ao conhecimento das instituições ligadas ao setor buscando fortalecer as futuras decisões.

Na oportunidade, temas como: vazio sanitário, plantio de soja sobre soja e calendário de plantio foram debatidos e algumas diretrizes foram estabelecidas para que se chegue a algumas definições, no próximo encontro.

Entre os participantes, ficou claro que buscar o alinhamento da defesa sanitária e fatores relacionados a economia é o grande desafio da tentativa de harmonização das ações. Para tentar equacionar isso, os prejuízos para os diversos setores ligados a produção, serão mais profundamente analisados para serem colocados em pauta na discussão posterior.

Para Luciano Chiochetta, presidente da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul, para a sanidade é muito importante que se tenha uma harmonização de ações. “Sabemos que as pragas não respeitam fronteiras, especialmente as secas, o que justifica ainda mais a necessidade de que sejam mais amplamente discutidas em bloco, essas questões, o que fortalecerá ainda mais as ações de serviço de defesa agropecuária”. Completou.

Segundo Luciano, os produtores e a sociedade se beneficiam porque a união de esforços pode resultar em redução no uso de agrotóxicos, e em consequência a diminuição dos custos de produção e melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Devido ao interesse dos Estados nas decisões conjuntas, as discussões, segundo Luciano, devem ser ampliadas já que os temas são complexos e dependem, entre outros, de fatores climáticos e de legislação de cada Estado.

Participaram das discussões: O Secretario de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Sepaf), Fernando Mendes Lamas, seu adjunto Jerônimo Alves, e Fabio Grisolia Stefani, também da Sepaf, o Diretor Presidente da Agencia de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS (Iagro), Luciano Chiochetta, Filipe Portocarrero Peterlink, Sebastião Ramão de Freitas e Felix Rebouças de Castro, também da Iagro, Antônio Morceli, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer/MS), Ricardo Hilman, da SFA/MS e MAPA, Alexandre Possebon, Secretário adjunto de Agricultura de Mato Grosso, Guilherme Linares Nolasco, Presidente do Indea/MT, Ronaldo Medeiros, coordenador de defesa sanitária vegetal Indea/MT,  João Pedro Fiorini, da Seagro de Goiás, Rossana Serrato Mendonça Silva, Assessora da Presidência da Agência de Agrodefesa de Goiás e Marcio Antonio de Oliveira Silva, Gerente de Fiscalização Vegetal da Agência de Agrodefesa de Goiás.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.