IAGRO é parceira da Embrapa oferecendo aulas de educação sanitária no projeto Agroescola

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 21, 2015 as 15:35 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado é parceiro da Embrapa oferecendo aulas de educação sanitária no projeto Agroescola, por meio da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Segundo o pesquisador e chefe adjunto da Embrapa Gado de Corte, Pedro Paulo Pires, atualmente, o desenvolvimento da cadeia produtiva da carne tem colocado o Brasil em posição de destaque no mercado mundial do agronegócio.

Para ele, esta posição não está consolidada e há necessidade de se promover melhoria contínua do desempenho dos diversos setores envolvidos. O acirramento da competição pelos mercados internacionais e o crescimento das barreiras comerciais são argumentos importantes que reforçam a necessidade de se promover maior eficiência e maior competitividade dos vários segmentos que formam esta cadeia produtiva. “Por outro lado, tal desenvolvimento e projeção competitiva só serão sustentáveis, com o aumento do emprego e da renda no ambiente rural, se amparados por um processo contínuo e ativo de qualificação tecnológica, transferência e uso das tecnologias”, disse.

Pensando assim, em fevereiro deste ano, Pedro Paulo convidou a Iagro para ser colaboradora no projeto Agroescola. “Para o fortalecimento desta união de esforços, a Iagro é uma parceira importante neste processo de capacitação de multiplicadores de tecnologia e também na participação em eventos promovidos pela Embrapa Gado de Corte com o objetivo de transferir tecnologias para os diversos públicos, devido seu importante trabalho nas áreas de Sanidade Animal e Vegetal, Inspeção Sanitária de Produtos de origem Animal e Vegetal, Agrotóxicos, Análises Laboratoriais e Rastreabilidade”, ressalta Pires.

A Divisão de Educação Sanitária da Iagro, coordenada pela pedagoga, Terezinha Feldens, encerrou na quinta-feira (20) com uma apresentação, as atividades teóricas do módulo de especialização em sanidade animal que ministra para técnicos em Agropecuária que fazem especialização na Embrapa.

A partir desta sexta-feira, tem início as aulas práticas que incluem visitas à indústria frigorífica, laboratórios, manejo sanitário em propriedades rurais, aplicações de práticas desenvolvidas no dia a dia pelos fiscais estaduais que executam ações de prevenção de doenças de notificação obrigatória.

Segundo a vice diretora-presidente da Iagro, Marina Dobashi, o conhecimento é, atualmente, mais importante do que qualquer outro fator de produção, sejam eles recursos naturais, trabalho humano, mão de obra ou mesmo capital. É cada vez mais claro que a criação de novos conhecimentos, novas competências e utilização de novas técnicas de produção são prioridades para o meio rural brasileiro. “Dessa forma as parcerias são muito importantes para o aumento da capilaridade das atividades que visam disponibilizar soluções tecnológicas por meio de diversas ações de transferência de tecnologia para a cadeia produtiva da carne brasileira, buscando uma atuação efetiva para promover a celeridade da transferência tecnológica para o campo e a maior capacitação tecnológica da mão de obra rural do nosso País”, afirmou.

Agroescola

O Programa de Transferência de Tecnologia e Capacitação em Pecuária de Corte, Agroescola, forma alunos que tenham concluído curso técnico profissionalizante em agropecuária em escolas públicas, municipal ou estadual, privadas, institutos federais e fundações sediadas em Mato Grosso do Sul.

O projeto visa à formação de multiplicadores de tecnologia em pecuária de corte oferecendo bolsas de estudos a estudantes que tenham concluído curso técnico profissionalizante em agropecuária em escolas públicas, municipal ou estadual, privadas, Instituto Federal (IFMS) e fundações sediadas em Mato Grosso do Sul.

As bolsas de estudo são financiadas pela Fundect e têm valor mensal de R$ 550,00 para gastos com alimentação, transporte, seguro e outras despesas necessárias. Para a realização do programa nos próximos três anos, a Fundect vai investir cerca de R$ 6 milhões.

Kelly Ventorim, Assessoria de Comunicação da Sepaf

Publicado por: