Simpósio sobre defesa vegetal vem de encontro aos novos critérios de controle fitossanitário

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, agosto 21, 2015 as 13:41 | Voltar

Foram estabelecidos os novos critérios para prioridade de análises de processos de registro de produtos e tecnologias para uso na agricultura, visando à sanidade dos vegetais. Portaria editada peloMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estabelece seis novas diretrizes para que seja organizada a fila dos registros de agrotóxicos, em virtude das reais necessidades da agricultura nacional.

A prioridade na análise técnica para novas tecnologias de controle fitossanitário deve seguir dois critérios. Primeiro, visar o controle de pragas de maior risco fitossanitário; segundo, permitir o suporte fitossanitário adequado às diferentes culturas agrícolas, seguindo o conceito do manejo integrado de pragas.

Para priorizar a análise técnica de produtos equivalentes, conhecidos como produtos genéricos, foram estabelecidos os mesmos critérios anteriores e adicionados os aspectos que visem a ampliar a oferta de produtos, permitido a ampla competitividade no mercado e estimulando a fabricação nacional.

“O agricultor vai poder contar com a intervenção do governo na oferta mais rápida de tecnologias que atendam suas necessidades a curto prazo para as pragas mais importantes”, diz o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel.

De acordo com ele, o próximo passo será a classificação de quais são as pragas prioritárias e o estabelecimento de uma lista de produtos que atendam os novos critérios.

Os critérios foram discutidos durante anos pelos órgãos que participam do processo de registro (MAPA, Anvisa e Ibama) e serão os balizadores para otimizar as análises técnicas de registro.

A Portaria nº 163, que trata do assunto, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Veja aqui a íntegra da Portaria nº 163.

O Simpósio que tem como parceiros: Fundect, CREA/MS, Ampasul, Sistema Famasul, Aprosoja, ABRAPA, Reflore/MS, Coopsema, Cooperoeste-SGO, Fundação MS, acontecerá no auditório Pedro de Medeiros, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS) e a inscrição pode ser realizada gratuitamente através do link:

Faça aqui sua inscrição gratuita 

Fonte Original:  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Assessoria de Comunicação Social do MAPA

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.